vendas@reymaster.com.br Vendas PR (41) 3021-5000 | SC (47) 3207-7780 Demais setores (41) 3075-5050

Sensores de proximidade serão a tendência para indústrias 4.0 em 2024

por | fev 8, 2024

Especialista da Reymaster fala sobre como sensores são vitais na indústria e que, para 2024, a busca por sensores de proximidade serão uma tendência para a automação industrial

Na era da automação industrial, os sensores desempenham um papel vital, impulsionando a eficiência e a precisão dos processos. Estes dispositivos discretos são a espinha dorsal da monitorização e controle de máquinas, proporcionando uma gama de informações cruciais para garantir o funcionamento suave das operações industriais.

Os sensores são tão diversos quanto as necessidades da indústria. Entre os principais tipos, destacam-se os sensores indutivos e capacitivos, que detectam a presença de objetos através de campos magnéticos ou variações de capacitância. Os sensores fotoelétricos utilizam feixes de luz para detecção, enquanto os sensores ultrassônicos empregam ondas sonoras para medir distâncias ou detectar objetos.

Na indústria, recorre-se a esta tecnologia para verificar a presença ou ausência de objetos, realizar a contagem precisa de itens em linhas de produção e monitorar o nível de aplicações. Um exemplo prático é a indústria de embalagens, que utiliza sensores fotoelétricos em esteiras, acoplados a Controladores Lógicos Programáveis (CLPs), para garantir uma contagem eficiente das peças em produção.

Além disso, outra aplicação desses sensores em linhas de produção inteligentes é quando eles são estrategicamente posicionados em maquinários e esteiras, detectando automaticamente a presença de peças e produtos e permitindo o monitoramento contínuo do fluxo de produção. Com a integração de sistemas conectados aos CLPs, os dados coletados pelos sensores são instantaneamente processados, proporcionando uma resposta ágil para otimizar a produção, reduzir tempos de inatividade e aumentar a eficiência geral da linha.

Outro exemplo inovador reside na aplicação de sensores de proximidade em ambientes logísticos automatizados. Em armazéns inteligentes, esses sensores são utilizados para rastrear a movimentação de mercadorias e controlar inventários de forma automatizada. Quando um objeto se aproxima, o sensor detecta a presença e, por meio de sistemas integrados, atualiza instantaneamente os registros de estoque. Essa automação não apenas agiliza processos de gestão de inventário, mas também oferece visibilidade em tempo real, permitindo uma resposta imediata a mudanças na demanda e contribuindo para a eficiência operacional nas cadeias de suprimentos da Indústria 4.0.

O especialista Felipe Iubel Batista, Promotor Técnico Comercial da Reymaster Materiais Elétricos, empresa que atende o Brasil com produtos voltados à automação da indústria, e entre eles sensores, explica que, para 2024, uma das grandes tendências para o mercado nacional industrial é o investimento em sensores voltados para detecção de proximidade, pois dentro das indústrias, a gama de aplicação desse tipo de equipamento é gigantesca.

 Felipe Lubel Batista

“Os sensores de proximidade são os mais requisitados, sendo os mais utilizados na indústria, oferecendo o melhor custo-benefício, notada pela alta demanda, versatilidade e eficiência nas operações industriais”, explica Batista.

Na Reymaster, por exemplo, um dos campeões de vendas são os sensores da Telemecanique Sensors and Switches (TMSS), empresa multinacional francesa especializada na concepção e fabricação de detectores para automação industrial e segurança, com presença em mais de 100 países e mais de 1.500 funcionários, sendo uma das mais importantes “players” no mercado global de detectores.

A Telemecanique é reconhecida por oferecer uma ampla variedade de sensores, incluindo os de proximidade, fins de curso, pressão, segurança e aplicações específicas. Na Reymaster, os sensores de proximidade lideram as demandas do mercado devido à sua versatilidade e ao excelente custo-benefício.

Ainda, para 2024, a Telemecanique promete trazer avanços significativos na linha de sensores. De acordo com as informações fornecidas, a empresa está concentrando esforços na atualização dos sensores ultrassônicos, destinados a aplicações mais específicas que demandam precisão aprimorada. Além disso, mudanças na linha de sensores fotoelétricos estão previstas, com promessas de melhorias substanciais.

Por essa razão, na visão do especialista, a parceria estratégica com a Telemecanique traz ao mercado brasileiro o que tem de mais moderno e tecnológico em termos de sensores, permanecendo atualizado sobre as mais recentes tecnologias. Essa colaboração permite que a Reymaster esteja à frente das tendências do mercado e planeje seu estoque com base nas informações sobre os sensores mais requisitados.

“Em um cenário industrial dinâmico e competitivo, a combinação entre a qualidade dos sensores Telemecanique e a expertise da Reymaster reforça o compromisso em impulsionar a eficiência operacional das empresas, proporcionando soluções inovadoras e confiáveis para as demandas do futuro.” diz Felipe Batista.

Busca

Posts Recentes

Reymaster inicia nova diretoria de Tecnologia, Projetos e Inovação

Reymaster inicia nova diretoria de Tecnologia, Projetos e Inovação

Marcelo Silva conta com uma bagagem de mais de 18 anos de Reymaster e de experiência em análise e desenvolvimento de sistemas e modelos de negócios A Reymaster Materiais Elétricos anunciou a nova diretoria de Business Tecnology, que corresponde ao setor de Tecnologia...

É possível saber o quanto os motores de uma indústria estão gastando?

É possível saber o quanto os motores de uma indústria estão gastando?

Considerado o coração das fábricas, esses equipamentos demandam muita energia para funcionar, e se eles não estiverem em pleno funcionamento, desperdício de energia se fará presente a todo momento. A eficiência energética é essencial para reduzir o consumo de energia...

Curitiba recebe o maior evento de elétrica do Brasil

Curitiba recebe o maior evento de elétrica do Brasil

Cinase acontece nos dias 4 e 5 de outubro na capital paranaense e abordará aplicação de IoT para aumento da produtividade e maior segurança em indústrias Nos dias 4 e 5 de outubro, Curitiba será sede da 45ª edição do Circuito Nacional do Setor Elétrico (Cinase) -...

Mortes por sobrecarga elétrica crescem no Brasil. Veja como evitar!

Mortes por sobrecarga elétrica crescem no Brasil. Veja como evitar!

Para evitar esse tipo de acidente, alguns equipamentos de prevenção são fundamentais, entre eles destaque para o mini disjuntor, que é uma inovação e protege duas vezes mais que o disjuntor comum. Recentemente, em Joinville (SC), uma mulher morreu eletrocutada ao...