vendas@reymaster.com.br Vendas PR (41) 3021-5000 | SC (47) 3207-7780 Demais setores (41) 3075-5050

Curitiba recebe o maior evento de elétrica do Brasil

por | set 20, 2023

Cinase acontece nos dias 4 e 5 de outubro na capital paranaense e abordará aplicação de IoT para aumento da produtividade e maior segurança em indústrias

Nos dias 4 e 5 de outubro, Curitiba será sede da 45ª edição do Circuito Nacional do Setor Elétrico (Cinase) – Congresso e Exposição. Este evento itinerante já passou por três cidades brasileiras neste ano, destacando as últimas tendências do segmento.

Um dos principais tópicos em debate estará a aplicação da Internet das Coisas (IoT) no setor elétrico industrial. Essa tecnologia está transformando as fábricas ao proporcionar conectividade às máquinas, promovendo aumento da produtividade e melhorando a segurança dos trabalhadores, além de otimizar a eficiência energética. Estima-se que o setor industrial seja responsável por mais de 30% de todo o consumo de energia no país (Empresa de Pesquisa Energética  – EPE).

“Com a IoT, relatórios inteligentes são gerados em tempo real, identificando problemas como alto consumo de energia em máquinas, uso inadequado de fontes de iluminação, falhas em sistemas de refrigeração e equipamentos desatualizados. Esses insights possibilitam melhorias significativas nos processos industriais”, diz Marco Stoppa, diretor da Reymaster, empresa curitibana patrocinadora master do Cinase e que também estará presente nos painéis de debates do evento.

Fundada em 1987 e reconhecida como uma das dez maiores revendas de materiais elétricos do país; a Reymaster apresentará o funcionamento prático do sistema de automação da multinacional Siemens, focando nos inversores de frequência. Esses dispositivos são essenciais para o acionamento e controle da velocidade e potência de motores elétricos, reduzindo o pico de corrente nas partidas, proporcionando paradas suaves e garantindo precisão nos processos industriais.

Além de super compacto, outra vantagem é que esse tipo de inversor funciona via wireless, não necessitando de cabeamento. Ao usuário é permitido supervisionar e diagnosticar remotamente seus sistemas, reduzindo o tempo de inércia e garantindo economia de custos e versatilidade.

Outra solução apresentada no evento será a trazida pela Engerey Painéis elétricos, com experiência de mais de 20 anos no mercado. O destaque vai para o modelo, batizado de “SM6 Connected”, que é desenvolvido pela Schneider Eletric, especialista global em gestão de energia e automação presente em mais de 100 países.

Este painel utiliza IoT e Cloud Computing que, a partir do uso de sensores wireless, possibilitam detectar algum problema em seus componentes e até mesmo anomalias da distribuiçao de eletricidade para máquinas na indústria em tempo real, de qualquer lugar, por meio de um celular. O sistema de acesso cruza rapidamente informações e sugere protocolos de correção em diferentes cenários para decisões rápidas, assertivas e com segurança.

Entre os tipos de monitoramentos feitos com dispositivo sem fio estão a umidade, temperatura do ambiente e ponto frio para cálculo do ponto de condensação. Quando algum desses parâmetros estão inadequados, são emitidos alarmes. Calcula-se que o monitoramento evita cerca de 50% das falhas ocorridas em painéis, por exemplo, a deterioração de componentes causada por ambientes agressivos.

“Se preocupar com prevenção não é um custo, mas sim um investimento – e esse pode apostar que tem lucro certo. Se hoje podemos antecipar transtornos futuros, que podem gerar paradas na linha de produção e prejuízos incalculáveis, por que operar em sistemas ultrapassados e já desatualizados? Não tem sentido”, diz Fábio Amaral, diretor da Engerey.

Fábio Amaral, diretor da Engerey,  Reynaldo Gabardo e Marco Stoppa, diretores da Reymaster

O Cinase de Curitiba, parte essencial da agenda dos principais players do mercado de energia no Brasil, é um catalisador de negócios, compartilhando tecnologias avançadas relacionadas à energia elétrica em todo o país. O evento já passou pelo Rio de Janeiro/RJ e Belém/PA  e Fortaleza/CE neste ano. 

Serviço:

Evento: 45º Cinase.

Data: 4 e 5 de outubro.

Local: Expotrade Convention Center.

Endereço: Rodovia Deputado Leopoldo Jacomel, 10454, no bairro Vila Amélia.

Mais informações e inscrições: Home – CINASE

Busca

Posts Recentes

Sensores de proximidade serão a tendência para indústrias 4.0 em 2024

Sensores de proximidade serão a tendência para indústrias 4.0 em 2024

Os sensores de proximidade desempenham um papel vital na indústria, impulsionando a eficiência e a precisão dos processos. O especialista Felipe Iubel Batista, destaca a crescente demanda por sensores de proximidade devido à sua versatilidade e custo-benefício na Indústria 4.0. A parceria estratégica entre Reymaster e Telemecanique, visa atualizações nos sensores ultrassônicos e fotoelétricos para 2024.

Reymaster inicia nova diretoria de Tecnologia, Projetos e Inovação

Reymaster inicia nova diretoria de Tecnologia, Projetos e Inovação

Marcelo Silva conta com uma bagagem de mais de 18 anos de Reymaster e de experiência em análise e desenvolvimento de sistemas e modelos de negócios A Reymaster Materiais Elétricos anunciou a nova diretoria de Business Tecnology, que corresponde ao setor de Tecnologia...

É possível saber o quanto os motores de uma indústria estão gastando?

É possível saber o quanto os motores de uma indústria estão gastando?

Considerado o coração das fábricas, esses equipamentos demandam muita energia para funcionar, e se eles não estiverem em pleno funcionamento, desperdício de energia se fará presente a todo momento. A eficiência energética é essencial para reduzir o consumo de energia...

Mortes por sobrecarga elétrica crescem no Brasil. Veja como evitar!

Mortes por sobrecarga elétrica crescem no Brasil. Veja como evitar!

Para evitar esse tipo de acidente, alguns equipamentos de prevenção são fundamentais, entre eles destaque para o mini disjuntor, que é uma inovação e protege duas vezes mais que o disjuntor comum. Recentemente, em Joinville (SC), uma mulher morreu eletrocutada ao...